12 de setembro de 2008

FoLcK aGaIn


Folck music significa música do povo. Um tipo específico de música popular que é descendência cultural da música tradicional rural, ou de outro modo influenciada por ela.

O gênero “folck” vem ressurgindo com novas bandas, principalmente na vertente rock. Bob Dylan é o grande nome do estilo com suas músicas contemporêneas que também falam sobre a vida cotidiâna, sobre a política, sobre guerra etc., numa maneira mais globalizada. Com uma vasta carreira musical, Dylan adquiriu identidade própria, levando poesia a suas letras e rompendo paradigmas ao introduzir o instrumento elétrico folk.

No Brasil, o fenômeno é a paulistana Mallu Magalhães. Com de 16 anos de idade, a garota toca um violão de dar inveja e compõe melodias como quem tem uma longa experiência de vida. Seus vídeos já completaram mais de 300 mil acessos no site Myspace. Mallu virou sensação no cenário musical depois do show de abertura para a banda Vanguart, no clube paulistano Clash. Deste ponto em diante o sucesso foi crescente e agora ela é indicada em várias categorias do VMB 2008 da MTV, sendo favorita a levar o prêmio de revelação do ano.

A facilidade de acesso a diversas culturas pela internet, ou seja, a democratização musical é responsável pelo reaparecimento e criação de diversos novos estilos. Estaríamos vivendo uma revolução no cenário cultural, do qual ao meu ver haverá uma aceitação mais positiva quanto a esses gêneros alternativos.



"Eu não defino nada. Nem a beleza, nem o patriotismo. Eu tomo cada coisa como
ela é, sem regras pré-estabelecidas sobre o que deveria ser." (Bob Dylan)



Outras bandas do gênero: Blue Afternoon, Mr Spaceman, James or complex.
Onde escutar o “folck” em São Paulo: Bar Santa Augusta, Rua Augusta nº 976

2 comentários:

Emanuela Freitas disse...

Oi Carol!
Confesso q naum conhecia a Mallu.
Gosto desse estilo de música tbm.
Aliás, gosto de qse todas, sou bem eclética.
Beijos

Larissa de Oliveira Marçal disse...

Oi Carolzita,

Não sabia desse gênero de música, muito interessante!

Beijosss